Como preservar os animais do bairro? Tirando fotos!
Sabe aqueles visitantes animais que você observa em casa? Certamente você já travou contato visual com gambás, macaquinhos, tucanos, aranhas, insetos e muitos outros bichos, que nos surpreendem na proximidade dos nossos quintais. Possivelmente, até os alimente.
O que talvez você não saiba é que o seu registro desses animais e insetos em foto ou em vídeo é muito valioso para a preservação dessas espécies no bairro!
Profissionais da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente solicitam aos moradores que lhes enviem fotos e vídeos da fauna local, acompanhados da autoria de quem registra.
Os envios podem ser feitos por meio dos grupos de WhatsApp da vizinhança – sendo posteriormente repassados à secretaria da Sajama – ou diretamente por e-mail, pelo endereço secretariasajama@sajama.org.br .
O propósito da iniciativa é catalogar as espécies do bairro. Além de servir de registro para a situação das espécies na cidade de São Paulo, essas informações poderão ser úteis para a implementação do projeto-piloto de arborização urbana e paisagismo na Praça Hugo Sacco, atualmente em estágio de elaboração.
Alguns flagras dos visitantes
E os registros já começaram a ser feitos!
O José Figueira de Mello conseguiu uma filmagem breve de um pica-pau caçando comida no tronco de uma árvore:
Já a Lilian C. Weinheimer avistou, no topo de uma árvore, esse par de pássaros, enquanto caminhava pelo bairro em fins de maio:
A mesma Lilian registrou, ainda em 2016, este filhote de pica-pau de topete amarelo, que recuperava de uma conturbada tentativa de primeiro voo:
Mudando para o campo dos mamíferos, a Cristiane Pinheiro conseguiu esse registro muito próximo de um pequeno sagui:
Por fim, a Christiane Navas flagrou esse indiscreto saruê trepado numa árvore do quintal de casa!
A lista continua, e você não pode ficar de fora dela! Mande sua foto ou vídeo de animais avistados no bairro pelos grupos de WhatsApp ou pelo e-mail da secretaria da Sajama.
Sobre o projeto-piloto
A Sajama, os moradores do Jardim Marajoara e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente vêm mantendo estreito diálogo nos últimos meses a respeito da situação dos eucaliptos na Praça Hugo Sacco.
Essas árvores, que são uma das marcas registradas do bairro, foram plantadas décadas atrás e muitas delas estão em idade avançada, doentes ou em situação de risco. Isso vem ameaçado sistematicamente o patrimônio material e as vidas de moradores e passantes do bairro.
Embora nem todos os eucaliptos estejam comprometidos, o número constatado de árvores problemáticas em parecer técnico recente da Subprefeitura ultrapassa a centena. Trata-se de uma tarefa difícil de articulação da comunidade local com o poder público – ausente em muitas situações por anos a fio, infelizmente.
Diante da difícil tarefa de podar, suprimir ou substituir as árvores comprometidas, a Secretaria propôs implementar um projeto-piloto, pioneiro, que conjugue o interesse local dos moradores com o conhecimento técnico e o poder de ação do poder público – a própria Secretaria e a Subprefeitura de Santo Amaro.
O projeto permitirá o manejo adequado da flora existente e a substituição das árvores comprometidas por outras espécies mais apropriadas para o ambiente urbano e para os propósitos dos moradores do bairro.
A primeira vistoria da Praça Hugo Sacco aconteceu no dia 20 de maio para observar e entender quais são as espécies da flora local, qual é sua situação e como a fauna se adapta a esse verdadeiro bosque no coração de nosso bairro.
Entendendo o panorama geral da praça, criaremos melhores condições de conservação para fauna e flora e mais segurança e bem-estar para a vizinhança pelos próximos anos.
A iniciativa aproximou moradores do bairro de agrônomos, biólogos e uma gerente de projetos da Secretaria do Verde. Além do valoroso estreitamento de laços dos cidadãos com representantes do poder público, a iniciativa começa a criar subsídios para o planejamento do projeto.
Para saber mais sobre a vistoria, clique aqui.